Fellipe Duarte

Direito Imobiliário

A lei do superendividamento e os negócios imobiliários

Recentemente, o governo publicou a chamada Lei do Superendividamento. A Lei nº 14.181/21, com vigência a partir do dia 1º de Julho de 2.021, inseriu dispositivos no Estatuto do Idoso e no Código de Defesa do Consumidor. O que pretendeu a lei foi oferecer uma solução a consumidores que não conseguem mais pagar as parcelas …

A lei do superendividamento e os negócios imobiliários Leia mais »

O IGP-M e a pandemia nas locações de imóveis

A crise desencadeada pela pandemia do coronavírus trouxe uma grande reviravolta no mercado imobiliário nacional. Na esfera da construção civil, ocorreu substancial aumento nos materiais de construção[1]; na esfera das aquisições de imóveis, já se noticiou certa preocupação com eventual redução nos contratos de compra e venda de imóveis[2]; já na esfera das locações, é …

O IGP-M e a pandemia nas locações de imóveis Leia mais »

Como autenticar documentos digitais no cartório?

O leitor habitual deste BLOG provavelmente conhece a predileção deste autor por temas ligados à tecnologia. Sobretudo àqueles que se relacionam com o universo jurídico, notadamente o Direito Notarial e Registral Imobiliário. A pandemia do coronavírus, como por vezes explicitado neste espaço, fomentou ainda mais a utilização da tecnologia no universo jurídico. Não bastassem os …

Como autenticar documentos digitais no cartório? Leia mais »

Como vai funcionar o regime de atualização patrimonial?

A tributação de imóveis no país é assunto que, de forma recorrente, preocupa os proprietários e possuidores de imóveis. Diversos são os tributos que recaem sobre os imóveis: itbi, iptu, itr, ir, etc. Dentre todos esses, um dos que “doem” no bolso de proprietários de imóveis é o imposto de renda sobre o ganho de …

Como vai funcionar o regime de atualização patrimonial? Leia mais »

Quais os cuidados para a compra de um imóvel rural?

A compra de imóvel no Brasil envolve uma série de cuidados, como a verificação de diversas certidões para que haja segurança jurídica na aquisição. No caso dos imóveis rurais, os cuidados são ainda mais necessários, pois a legislação traz uma série de peculiaridades. Desta forma, no presente artigo, sem a pretensão de se esgotar o …

Quais os cuidados para a compra de um imóvel rural? Leia mais »

O que é e como funciona o IPTU verde?

Um dos muitos impostos que o contribuinte paga ao poder público é o IPTU (imposto predial e territorial urbano). Esse tributo é pago aos Municípios todo ano pelos contribuintes. Uma tendência em alguns Municípios para fomentar a construção de empreendimentos imobiliários sustentáveis (ecologicamente corretos) são os programas que se convencionou chamar de IPTU Verde. Mas …

O que é e como funciona o IPTU verde? Leia mais »

Entenda o funcionamento da Fidúcia – PL 4.758/20

I – Introdução O projeto de lei da fidúcia, de autoria de Enrico Misasi, atualmente encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados. Trata-se de um projeto que pretende viabilizar uma sistemática amplamente difundida no mundo, muitas vezes sob a constituição de um trust. O trust, segundo a Convenção de Haia, se refere a relações jurídicas …

Entenda o funcionamento da Fidúcia – PL 4.758/20 Leia mais »

Quais os cuidados na locação de topos de prédios para instalação de antenas de telefonia?

Situação que ajuda muito os condomínios angariarem renda extra para sua manutenção é a locação do topo do prédio para empresas de telefonia, para a instalação de antenas. Trata-se de um negócio interessante tanto para o condomínio quanto para as empresas locatárias. No entanto, é preciso que sejam tomadas algumas cautelas para a realização desse …

Quais os cuidados na locação de topos de prédios para instalação de antenas de telefonia? Leia mais »

Como funciona a parceria para loteamento?

O mercado imobiliário, apesar de sua oscilação, está em alta. Sobretudo a questão dos loteamentos. Diversas empresas têm realizado loteamentos para a venda de terrenos a adquirentes. O mercado está aquecido, as construtoras estão investindo e os corretores têm se dedicado na venda desses imóveis. No caso dos loteamentos, por vezes empresas procuram proprietários de …

Como funciona a parceria para loteamento? Leia mais »

Posso despejar o inquilino sem entrar na justiça?

O movimento da desjudicialização tem, ao longo do tempo, retirado do poder judiciário a exclusividade na solução das questões. Pode-se citar como exemplo a possibilidade de realização de divórcio e inventário através de escritura pública (Lei nº 11.441/97) ou, ainda, o procedimento extrajudicial de retomada do imóvel em garantia (Lei nº 9.514/97), sobre o qual …

Posso despejar o inquilino sem entrar na justiça? Leia mais »

Idiomas
Iniciar o chat