Fellipe Duarte

São Paulo/SP | (11) 3323-1680
Rio de Janeiro/RJ | (21) 2132-6116
Juiz de Fora/MG | (32) 3025-3647

Fellipe Simões Duarte

Como funciona a tokenização de imóveis?

O mercado evoluiu. A tecnologia evoluiu! São tantas palavras e “metodologias” novas utilizadas no mercado imobiliário e na vida que podem até confundir: tokenização, blockchain, NFTs, metaverso, etc. Essas nomenclaturas possuem diferentes significados e podem ser aplicadas em diversas realidades, como é o caso do mercado imobiliário. Neste sentido, no presente artigo passaremos a abordar …

Como funciona a tokenização de imóveis? Leia mais »

Adjudicação compulsória será feita no cartório

O tema do momento no Direito Imobiliário brasileiro é a aprovação da Medida Provisória 1085/2021, que pretende a alteração de diversas legislações imobiliárias, notariais e registrais. No momento da produção desse artigo, o texto da Medida Provisória foi remetido para veto ou sanção presidencial. Espera-se, claro, que seja sancionado. O texto é rico em detalhes …

Adjudicação compulsória será feita no cartório Leia mais »

Comprei um lote irregular, e agora?

O mercado imobiliário, sobretudo a venda de loteamentos, tem crescido bastante nos últimos anos. Segundo notícia do TERRA, o mercado de loteamentos cresceu quase 200% durante a pandemia do coronavírus[1]. Em outro canal de notícias datado de junho de 2021, observa-se que a pandemia reaqueceu o setor de terrenos e reduziu os lotes disponíveis[2]. Aliado …

Comprei um lote irregular, e agora? Leia mais »

Como negociar o potencial construtivo?

Assunto relevante é a possibilidade da venda do potencial construtivo. Trata-se de um benefício autorizado pela legislação federal, que pode ser regulamentado pela lei municipal. E a questão que vem à tona é: afinal, como negociar o potencial construtivo? Para efeitos didáticos e como de costume, a matéria será tratada em tópicos. Iniciando-se pela explicação …

Como negociar o potencial construtivo? Leia mais »

Como fugir do georreferenciamento de imóveis rurais?

Se você chegou aqui, provavelmente está diante da seguinte situação: precisa vender seu imóvel ou, ainda, precisa realizar alguma questão relativa a seu imóvel e, portanto, precisa realizar o georreferenciamento do imóvel. Sendo ou não sendo esta sua situação, o presente artigo tratará sobre o chamado georreferenciamento e trará, talvez, uma saída para postergar sua …

Como fugir do georreferenciamento de imóveis rurais? Leia mais »

Quando existe isenção do lucro imobiliário?

No Brasil, a negociação de imóveis é cheia de pormenores e regras. Dentre esses pormenores, talvez uma das maiores dúvidas entre aqueles que compram e vendem imóveis seja sobre a isenção do lucro imobiliário. Afinal, o que todos querem é reduzir os custos com as negociações imobiliárias. Neste sentido, o presente artigo pretende tratar, de …

Quando existe isenção do lucro imobiliário? Leia mais »

Tenho desconto na compra do primeiro imóvel?

Um dos questionamentos de quem adquire o primeiro imóvel é sobre a possibilidade de redução dos custos com sua aquisição. É uma pergunta recorrente que, muitas vezes, é mal compreendida. O breve artigo pretende explicar se, realmente, aquele que adquire o primeiro imóvel, tem algum desconto com as despesas de aquisição. I – Quais os …

Tenho desconto na compra do primeiro imóvel? Leia mais »

Posso sacar o dinheiro do falecido depois do óbito?

Questão que gera muitas dúvidas é sobre a possibilidade ou não de os herdeiros sacarem dinheiro na conta do falecido após o óbito. Vez ou outra os herdeiros se deparam com essa situação. O presente artigo, portanto, tem o condão de esclarecer um pouco essa questão. I – A abertura de inventário com o óbito …

Posso sacar o dinheiro do falecido depois do óbito? Leia mais »

A lei do superendividamento e os negócios imobiliários

Recentemente, o governo publicou a chamada Lei do Superendividamento. A Lei nº 14.181/21, com vigência a partir do dia 1º de Julho de 2.021, inseriu dispositivos no Estatuto do Idoso e no Código de Defesa do Consumidor. O que pretendeu a lei foi oferecer uma solução a consumidores que não conseguem mais pagar as parcelas …

A lei do superendividamento e os negócios imobiliários Leia mais »

O IGP-M e a pandemia nas locações de imóveis

A crise desencadeada pela pandemia do coronavírus trouxe uma grande reviravolta no mercado imobiliário nacional. Na esfera da construção civil, ocorreu substancial aumento nos materiais de construção[1]; na esfera das aquisições de imóveis, já se noticiou certa preocupação com eventual redução nos contratos de compra e venda de imóveis[2]; já na esfera das locações, é …

O IGP-M e a pandemia nas locações de imóveis Leia mais »

Idiomas